quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Comodismo de mentir pra si mesmo



Acho que Renato Russo dentre tantas celebres letras em suas canções acertou como nunca ao dizer: "Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira." A mentira o mais traiçoeiro dos traços humanos no planeta. Aquele momento em que a pessoa age por compulsão em omitir ou em negar que a verdade está ali.

Tem pessoas que mentem como se não houvesse amanhã, escondem a verdade por trás de histórias e mais histórias tentando no fim obter uma verdade que ela mesma desconhece.

Há quem minta sobre quem é. Há quem minta sobre os seus sentimentos, Há quem minta sobre tudo.

Pior que mentir para alguém que está diante de você somente mentir para si. Mesmo que não seja por mal, mesmo que não seja por uma vontade condescendente de não permitir que a verdade venha a tona. Não se engane ela um dia vai surgir.

Se enganar tem prazo de validade, um dia sem mais nem menos quando menos se espera a verdade explode na cara como um tapa, como se não houvessem mais formas de se ter outra versão dos fatos.

Como dizem os pais ao tentar nos ensinar que a mentira é algo ruim: "Mentira tem perna curta" 

Sim, a mentira para alguns pode ser involuntária como a respiração, uma necessidade que não se compreende em se dizer maior do que realmente é, uma tentativa forçada de se mostrar superior ou de estar sempre certo mesmo que ninguém se importe. Mesmo que todos já saibam a verdade escrita na sua testa.

Dizem que as mulheres tem um faro apurado para mentiras, homens afirmariam com certeza que elas mentem melhor, mas as mulheres rebateriam com a justa verdade que eles sustentam melhor a mentira.

Não há mentira perfeita!

O mentiroso compulsivo não começa a vida mentindo para si, ele passa a criar histórias como um contador como um Monteiro Lobato que cria as histórias do sítio de Dona Benta ou como Forrest Gump.

O mentiroso ao criar sua fantasia se vê acima do bem e do mal, criando e criando até que sua credibilidade venha abaixo e ele passe a ser um mentiroso em carreira solo.

Triste esse ser que passa a acreditar nas próprias mentiras. "Ah eu não amo! Ah eu amei! Ah eu fiz! Ah eu não fiz e não vou fazer!"

A mentira não é apenas a verdade mascarada.É uma versão que não existe de algo que pode ou não ter consequências aquém dos limites.

Não se controla uma mentira, uma vez que ela é lançada ela vai sempre existir. Sempre vai ter alguém para se lembrar daquela vez onde você mentiu ou deixou de falar a verdade.

Se a verdade dita pode trazer dor imediata a mentira pode acarretar dores eternas. 

Ao fim de tudo que o mentiroso perceba que nem só de mentiras se vive, que perceba que por mais sutil que seja sua versão inversa a verdade uma hora a história caí e mesmo que a verdade seja dita por diversas vezes a mentira tem marcas mais profundas e cicatrizes mais extensas e que nada nesse mundo lhe trará novamente a aura de verdade que um dia ele mascarou ter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário